Instituto Olhar realiza rodas de conversa para tirar dúvidas sobre o glaucoma
Você sabe o que é glaucoma? Entende como ele afeta a visão e leva à cegueira irreversível?
Sabe quais pessoas estão mais propensas a desenvolver a doença? Quem frequenta os grupos de convivência do Instituto Olhar fica sabendo dessas e de outras informações preciosas para a sua saúde ocular.
A convite do Instituto Olhar, a enfermeira Rosângela Santos, da Rede Bioclínica tirou dúvidas sobre o Glaucoma e explicou como podemos ficar atentos a qualquer sinal que nos ajude a prevenir esse mal. Ela participou das reuniões dos grupos de convivência ao longo da última semana. Quem compareceu às nossas rodas de conversa aprendeu que o glaucoma é uma doença que provoca lesão no nervo óptico e campo visual.
Na grande maioria dos casos, essas lesões são acompanhadas de aumento da pressão intraocular. O Campo Visual é a quantificação da área percebida pelo olho, já o Nervo Óptico é o órgão responsável por levar até o cérebro as imagens que chegam à retina, assim a pressão intraocular é a pressão existente dentro do olho. Pessoas com glaucoma tendem a apresentar uma pressão intraocular elevada.
Existem pessoas com maior probabilidade de desenvolver a doença do que outras, elas formam os grupos de risco. Esses grupos são compostos por indivíduos com mais de 40 anos de idade, pessoas de cor negra, portadores de alto grau de miopia, diabéticos e pessoas que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.
Qualquer pessoa pode participar dos nossos grupos de convivência. As reuniões são quinzenais e ocorrem sempre às quartas, quintas e sextas-feiras. Elas são abertas ao público. Também temos reuniões dos grupos de convivência na Rede Bioclínica de Messejana.
Mais informações: 3033-2323