Notícias

Grupo de convivência discute sobre os sentidos da partenidade

16 de agosto de 2017 Categoria: DepoimentosEventosNotícias

Tendo em vista que Agosto é considerado o mês de Valorização à Paternidade, o Sistema Único de Saúde (SUS) investe em campanhas para incentivar a participação paterna desde os primeiros momentos de gravidez da mulher até o acompanhamento geral da saúde de seus filhos.

De acordo com pesquisas realizadas pelo SUS, uma grande porcentagem de homens não frequenta esses espaços de saúde da família e nem realiza exames individuais, como o teste de HIV, de sífilis e de hepatite C.

Por conta da importância desse tema, os participantes debateram na reunião do grupo de convivência sobre os sentidos da paternidade e de como se caracterizavam as famílias e as funções do pai nas gerações passadas e nas atuais. Os participantes do grupo relataram a história de suas próprias famílias e de como se configurou a participação paterna durante a infância e na vida de seus próprios filhos.

Alguns participantes que já são avôs também falaram sobre os cuidados que têm com os netos, mas esclarecendo que são responsabilidades diferentes das de pai.

Foi apresentado aos participantes o Marco Legal da Primeira Infância, que garante 20 dias de licença à paternidade para funcionários de empresas cadastradas no programa Empresa Cidadã e as barreiras simbólicas e políticas que ainda existem com relação aos cuidados paternos desde o nascimento de seus filhos.