Diretora do Instituto Olhar é homenageada na Assembleia Legislativa
A diretora do Instituto Olhar, Tereza Simão de Carvalho, foi homenageada em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira, 08. A homenagem foi proposta pela Deputada Estadual, Augusta Brito (PC do B), em razão dos 25 anos de atuação de Tereza nos movimentos sociais, sempre em defesa dos direitos humanos e da população socialmente vulnerável.
“O trabalho que o Instituto Olhar desenvolve é importante e necessário e a Tereza é uma pessoa de luta que merece este reconhecimento”, destacou Augusta Brito.
O trabalho desenvolvido pelo Instituto Olhar é único e pioneiro no Ceará. A entidade conta com equipes de assistentes sociais que, sob a liderança de Tereza Simão de Carvalho, articulam ações de amparo e conscientização acerca das doenças oculares e da importância de atender as demandas sociais relativas à questão da saúde ocular.
Ao todo, 18 mulheres foram homenageadas na solenidade que foi realizada dentro do Segundo Expediente da Assembleia Legislativa.
Luta contra o machismo
O Dia Internacional da Mulher é acima de tudo, um dia de luta, tempo de relembrar que a despeito dos direitos conquistados, ainda há muito por fazer pela igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros.
“Podemos enumerar conquistas, como a Lei Maria da Penha, mas ainda falta tanto. Somos maioria na população, mas minoria na hora de decidir. Então, o que desejo neste dia é dizer que a nossa luta pela emancipação esteja sempre em pauta”, enumerou a deputada Augusta Brito, no momento em que homenageava Tereza.
Dia Internacional da Mulher
Esta data é cercada por mitos, a versão mais difundida é de que o dia foi idealizado a partir da morte de centenas de trabalhadoras numa fábrica de tecelagem após uma marcha por melhores condições de trabalho no dia 08 de Março de 1857. Elas teriam sido trancadas na fábrica pelos patrões que atearam fogo no prédio. Apesar de serem verídicos os abusos sofridos pelas trabalhadoras naquela época, não há qualquer registro histórico de greves ou mesmo do massacre naquele ano.
A primeira iniciativa de se comemorar o Dia da Mulher foi proposta pelo Partido Socialista da América, no dia 28 de Fevereiro, em 1909. Mas foi a União Soviética que instituiu o Dia Internacional da Mulher em 08 de Março. Foi neste dia, em 1917, que ocorreu uma greve de trabalhadoras em Petrogrado (atual São Petersburgo). A greve foi considerada um dos momentos responsáveis pela Revolução Russa, que completa 100 anos, em 2017.