Instituto Olhar promove roda de conversa sobre doenças oculares
Cuidar bem da saúde dos olhos é uma tarefa a ser levada a sério não apenas na hora de consultar o oftalmologista, mas também no dia a dia. Os participantes do grupo de convivência Renascer debateram sobre doenças oftalmológicas e como preveni-las, na última sexta-feira, 07. A mediação do encontro foi feita pela enfermeira da Rede Bioclínica, Rosângela Santos.
A catarata e o glaucoma foram temas abordados com maior destaque no encontro. A anatomia do olho e a função das estruturas oculares também foram discutidas. Os participantes da roda de conversa aprenderam mais sobre os fatores de risco do glaucoma, que é a principal causa da cegueira irreversível no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que até 2020 o número de indivíduos com glaucoma chegará a 80 milhões.
Muitos dos participantes do grupo Renascer também fazem parte do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma (PAPG). Eles receberam orientações que podem ajudar na convivência com a doença, como, por exemplo, utilizar os colírios adequadamente. Também receberam dicas sobre como prevenir a ocorrência de conjuntivite.
Orientações sobre a catarata também foram repassadas aos membros do grupo Renascer. Foram explicados os conceitos principais sobre a doença e também foram dadas orientações sobre a cirurgia de catarata.
As rodas de conversa ocorrem a cada 15 dias e são abertas ao público. Você pode participar dos grupos de convivência e se associar ao Instituto Olhar.
Serviço:
Para mais informações sobre como se associar ao Instituto Olhar e participar dos grupos de convivência pode entrar em contato no: 3033-2323.