Instituto Olhar promove Semana do Idoso
O Instituto Olhar promove durante toda a semana (02 a 06/10) atividades voltadas para os idosos do Programa de Atenção ao Portador de Glaucoma, da Rede Bioclinica, na unidade localizada no bairro José Walter. A ação é em menção ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.
A equipe do Instituto está realizando rodas de conversas, reflexões relacionadas ao tema, bem como apresentação do Estatuto do Idoso, com objetivo de socializar assuntos de que tratam esse dispositivo legal, visto como um instrumento garantidor de direitos para este público. Nesta semana estão acontecendo homenagens feitas pelos próprios usuários do Programa, com recitação de poemas, coral, karaokê, entre outras atividades.
Durante o evento, os pacientes recebem lanche, participam de sorteios de brindes e estão sendo presenteados com lembrancinhas simbólicas, confeccionadas pelos profissionais do Instituto Olhar.
SAIBA MAIS:
No ano de 1991, durante Assembleia Geral, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso.
Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são:
Autorrealização:
Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;
Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;
Dignidade:
Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais;
Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.
Além desses princípios, a ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc. O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.